Você pode descobrir hoje!

27/09/2021 às 01:19:42

Esses são os dois principais hormônios femininos e os grandes responsáveis por promover o equilíbrio corporal atuando no correto funcionamento de diversas funções biológicas. 

O estrogênio é um conjunto de hormônios produzido pelos ovários, em sua maior parte, e é composto por três hormônios esteroides estruturalmente semelhantes: 17β-estradiol (E2), estrona (E1) e estriol (E3).

Sua produção se inicia no começo da puberdade, onde aparecem os primeiros sinais sexuais secundários no corpo da mulher. Ele age na anatomia, nas células e no comportamento feminino. Contribui para o crescimento uterino, mamas e glândulas e sua produção é contínua e cíclica até a menopausa. 

Já a progesterona, é produzido pelas células do corpo lúteo do útero e o encarregado por regular ciclo menstrual da mulher. 
Sua principal função é preparar o útero para receber o óvulo fecundado e permitir que a gravidez aconteça de forma natural e saudável, inclusive preparar as mamas para a produção do leite materno. 

O desequilíbrio desses hormônios podem causar diversos sintomas, como:

  • excesso de estrogênio: inchaço nas mamas, irregularidade menstrual, dores de cabeça, aumento de peso, náuseas e vômito.
  • deficiência de estrogênio: ansiedade, depressão, irritabilidade, osteoporose, suores noturnos, esquecimento, insônia e infertilidade.
  • excesso de progesterona: sonolência, acne, fadiga, dores musculares, constipação intestinal.
  • deficiência de progesterona: infertilidade, abortamento de repetição, irregularidade menstrual, baixa libido e dores de cabeça.


Preste atenção ao seu estilo de vida: Como é a sua alimentação? Você pratica atividades físicas? Consome muito álcool ou fuma? Qual a última vez que foi ao ginecologista e realizou seus exames?

Esses aspectos são fundamentais para o seu equilíbrio hormonal. 

 

 

(73) 98819-3498

Bahia / Brasil