Julho amarelo:  No combate contra ás hepatites virais.

Julho amarelo: No combate contra ás hepatites virais.

26/07/2020 às 07:29:30

O Julho Amarelo tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das #hepatites virais!

A hepatite B é também classificada como uma infecção sexualmente transmissível, podendo ser transmitida:

  • Em relações sexuais sem preservativo com uma pessoa infectada;
  • Da mãe infectada para o filho, durante a gestação ou durante o parto( transmissão vertical)
  • Compartilhamento de instrumentos perfurocortantes, de higiene pessoal e outros.

ㅤA vacinação é a principal medida de prevenção contra a hepatite. O Ministério da Saúde distribui testes rápidos e exames de sangue específicos, disponíveis na rede pública de saúde do SUS desde 2011. Todas as pessoas não vacinadas adequadamente e com idade superior a 20 anos devem procurar uma unidade básica de saúde para fazer o teste rápido para hepatite B.

- Já a hepatite C é uma doença de caráter silencioso, que se caracteriza por um processo inflamatório persistente no fígado. Pessoas submetidas a hemodiálise, usuários de drogas e pessoas vivendo com HIV são exemplos de populações mais vulneráveis à infecção. 

-Apesar de menos frequente, a contaminação também pode ocorrer através das relações sexuais e por não existir #vacina, é importante fazer uso de #preservativos, evitar o compartilhamento de objetos perfurocortantes e realizar seu acompanhamento ginecológico e pré-natal.

-Contra a hepatite faça o teste, previna-se e vacine-se! Você está em dia com seus exames de rotina? Já fez o #teste para #hepatite B e C? Marca uma amiga nos comentário para lembrá-la dessa dica importante!
ㅤㅤ
Dra. Jamylle Santana
Ginecologia e Ultrassonografia.

 

 

 

(73) 98819-3498

Bahia / Brasil

⠀⠀