Já sentiu esse desconforto?

Já sentiu esse desconforto?

16/02/2021 às 08:23:50

 

Esse cheiro característico de "peixe" na vagina é um dos principais sintomas da Vaginose Bacteriana.
Ela pode acometer de 15 a 50% mulheres em idade reprodutiva.

A microbiota vaginal é formada por mais de 250 espécies bacterianas, e são a principal linha de defesa contra a colonização de patógenos oportunistas e são fundamentais para a manutenção desse equilíbrio. 

A vaginose bacteriana é causada por uma disbiose (desequilíbrio) desses microorganismos, onde há o um super crescimento de inúmeras bactérias e falta de lactobacilos normais.

Embora a maioria das pacientes sejam assintomáticas, os principais sintomas são odor de peixe, que costuma piorar durante a relação sexual e após a menstruação, corrimento meio acinzentado, amarelo ou esverdeado, coceira e ardor. 
Mesmo não sendo uma infecção sexualmente transmissível, o tratamento é essencial. 

A orientação de uma alimentação equilibrada em nutrientes e pobres em gorduras saturadas e alimentos ultraprocessados, bem como a prática de atividade física como forma preventiva de doenças como diabetes é fundamental. 

Além disso, há fontes naturais de probióticos como as encontradas em iogurtes, kefir e kombuchas, que consumidos de acordo com orientação profissional adequada podem ser aliados para manter a saúde vaginal. 

Lembrando que essa disbiose pode ser causada por diversos fatores como: a idade (especialmente na pós-menopausa, com a perda da produção de estrogênios), tabagismo, estresse, atividade sexual (pelo excesso de duchas vaginais e exposição a infecções sexualmente transmissíveis), uso de cosméticos locais, uso recorrente de antibióticos e estilo de vida (principalmente quanto aos hábitos alimentares), por isso fique atenta ao seu estilo de vida, ele afeta diretamente todos os aspectos da sua saúde, seja sexual, mental e física! 

 

 

(73) 98819-3498

Bahia / Brasil