E aí você desistiu antes mesmo falar com o seu ginecologista porque ouviu falar que só mulheres com filhos podem usar ou que a inserção dói?
O DIU (Dispositivo Intrauterino), na verdade, é um dos métodos contraceptivos mais seguros!
Conheça algumas características do DIU:
1-O DIU é um pequeno dispositivo em forma de "T" ou "Y", inserido dentro do útero através do canal vaginal. A inserção é rápida e, na grande maioria das vezes, não precisa de anestesia, e a contracepção é imediata após o procedimento!
2- Existem 2 tipos de DIU: sem hormônios (cobre ou cobre + prata) e hormonal (Mirena ou Kyleena).
O DIU de cobre ou cobre e prata tem ação variando entre 5 e 10 anos, e sua eficácia é de 99,3%.
No caso do DIU hormonal, a liberação de hormônio é baixa e tem um efeito local. Sua validade é de 5 a 7 anos e tem eficácia de 99,8%.
3- Uma das maiores vantagens é que não é necessário se lembrar de utilizá-lo para que funcione. Diferentemente de outros métodos que podem ter sua eficácia comprometida se não utilizados na frequência correta.
O DIU é inserido uma vez e seu efeito dura por anos!
4-Os DIUs são métodos contraceptivos reversíveis, ou seja, não geram infertilidade. Não há risco aumentado para infecção pélvica ou ganho de peso.
5-Mulheres que não têm filhos e adolescentes podem colocar DIU!
Inclusive, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que o DIU de cobre seja a primeira opção oferecida às adolescentes.
Converse com o seu ginecologista, é fundamental ser avaliada individualmente para entender o método mais indicado para você!