Cólicas menstruais.

Cólicas menstruais.

31/08/2022 às 21:40:58

A menstruação ocorre a partir da descamação do revestimento interno do útero, reiniciando o ciclo e preparando para uma possível gestação.

-Visto que o útero é um músculo, é esperado certa medida de desconforto e cólicas leves, visto que ele se contrai para expulsar o endométrio. Nós chamamos isso de Dismenorreia Primária, uma menstruação dolorosa, porém sem nenhuma doença por trás.

 No entanto, quando as cólicas são intensas a ponto de ser incapacitantes, provocar vômitos, desmaios e dor ao urinar e defecar, essa dismenorreia não é normal.

- Nesses casos precisamos avaliar outras possíveis causas para essas dores intensas que podem estar associadas a endometriose ou adenomiose, por exemplo.

-  Outra possível causa é o alto nível de PROSTAGLANDINAS, essas substâncias estimulam um processo inflamatório, que intensifica as cólicas menstruais. Embora não sejam substâncias ruins, nesse caso podem aumentar o desconforto menstrual.

 De todo modo, é necessário uma avaliação feita pela ginecologista para identificar o que está por trás da intensidade das suas cólicas e daí então indicar o tratamento necessário!

 

https://linktr.ee/drajamyllesantana

 R. Abílio Procópio Ferreira, 163, Joaquim Romão
 (73) 3525-0368
 Jequié - Bahia